CASES

Preservativos Blowtex. A embalagem que virou case.

No início, os preservativos Blowtex eram trabalhados todos de forma individual. Cada preservativo tinha um nome, uma embalagem, uma identidade. Em termos de comunicação, essa prática trazia as desvantagens de não haver unidade entre os produtos, enfraquecer a marca e dificultar a divulgação, que tinha de ser produto a produto.

As embalagens se carcterizavam pelo design e cores excessivamente extravagantes, onde a marca Blowtex aparecia sempre em segundo plano. Foi quando que detectamos através de pesquisa, que este modelo agradava apenas 15% dos consumidores. Decidimos então, focar nos 85% restantes, sempre com a preocupação e não descartar o público que já consumia.

Nossa primeira providência foi padronizar as embalagens, assim como o nome. Todos os preservativos passariam a ser denominados com a marca Blowtex, seguido de seu diferencial: Blowtex Espermicida, Blowtex Aromatizado Morango, Blowtex Action, Blowtex Não Lubrificado, Blowtex Aromatizado Menta e assim em diante.

As embalagens passaram a ter o mesmo padrão visual, com a marca Blowtex em destaque, diferenciando-se pelas cores e pelo ícone criado para cada produto. Assim, o Aromatizado Morango ganhou tom vermelho, o Menta verde, o Espermicida ficou azul... O resultado foi que o conjunto ganhou característica de linha de produto.

Com isso os preservativos Blowtex ganharam maior visibilidade no PDV, facilitando a identificação pelo consumidor e, ao mesmo tempo, tornando mais prática a reposição. A substituição nas lojas foi de forma gradativa, para dar tempo ao consumidor de assimilar aos poucos a mudanças. A estratégia deu certo e hoje as embalagens Blowtex destacam-se nos expositores e a empresa adotou a fórmula para todos os demais lançamentos.

A SQUIRIZ continua desenvolvendo as embalagens de todos os novos produtos da linha, que vem sendo ampliada constantemente, numa parceria de mais de 10 anos.

 

 

Conibra, a força que virou C&C

A Conibra Casa e Construção foi uma importante empresa do segmento de materiais para construção e acabamento que a SQUIRIZ atendeu. No início do atendimento, em 1997, a Conibra contava com 5 lojas e fazia frente a uma forte concorrência, notadamente da Madeirense, além da Telhanorte e Uemura, entre outros.

Uma parceria forte e construtiva entre agência e cliente, com reuniões estratégicas de marketing e acompanhamento lada a lado do andamento da empresa, favoreceu um caminho criativo que trabalhava o varejo de resultados do dia a dia, veiculado alternadamente com temas institucionais, que aos poucos foram formando no público a imagem de uma empresa moderna e arrojada. Nascia ali um conceito que hoje começa a se tornar realidade no mercado publicitário, de valorizar o lado empírico e subconsciente da comunicação além modelo tradicional de promessa e recompensa.

Com a ajuda do trabalho que a SQUIRIZ desenvolveu, a Conibra foi ganhando visibilidade no mercado, conquistando espaço de forma tão incisiva que culminou com a compra de sua maior concorrente, a Madeirense. Daí em diante, sua trajetória foi de crescimento contínuo, com a compra também do Uemura, e hoje, com a denominação C&C, é a maior rede de home centers de todo o Brasil.

 

 

Dicico, resultados concretos em apenas 6 meses

Quando a SQUIRIZ começou a atender a Dicico, em 2001, a rede tinha 6 lojas e um faturamento de R$ 72 milhões anuais. A análise da agência apontou para o caminho de gerar valor percebido, explorando nas campanhas o principal diferencial que a Dicico oferecia: Preço Baixo.

Para complementar o objetivo, a SQUIRIZ reestudou e reposicionou a mídia, otimizando a freqüência em TV nas praças da área de influência das lojas. Para maximizar o impacto da campanha de TV, o tema foi adaptado para um reforço de mídia impressa, com anúncios nos principais jornais de cada praça onde a Dicico possuía lojas. O resultado a curtíssimo prazo foi estrondoso: 40 POR CENTO DE CRESCIMENTO REAL EM APENAS 6 MESES!

Com resultados tão positivos a Dicico acelerou seus projetos de expansão. Logo inaugurou um novo Centro de Distribuição, com 21.000m² de área de armazenamento, três vezes maior do que o que possuía. E começou a abrir novas lojas em curto intervalo de tempo.

Para impulsionar ainda mais essa fase de crescente evolução, a SQUIRIZ incrementou a estratégia de comunicação da Dicico, inclusive criando uma campanha protagonizada pela atriz Suzana Vieira, justamente quando ela, no auge de sua carreira, vivia na novela Senhora do Destino, da Rede Globo, o papel de proprietária de uma loja de material de construção.

Com esse trabalho, a Dicico foi a rede que cresceu com maior rapidez em São Paulo.

 

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